Bergen-Belsen
Desde 1940 que este campo de concentração foi testemunha da dor humana! Primeiramente foi um campo para presos políticos, nomeadamente soviéticos. Em 1944 começou a receber Judeus provenientes de outros campos de concentração. Estes eram trazidos para aqui por estarem doentes.
O campo estava lutado e a falta de saneamento e comida fez chegar uma grande epidemia de Tifo. 70,000 pessoas morreram em Bergen-Belsen, as suas vítimas mais conhecidas são as irmãs Frank: Margot e Anne, que ali morreram em fins de Março de 1945. O campo foi libertado a 15 de Abril de 1945.
Hoje podemos visitar uma grande exposição que nos conta a história do campo e ver os vários memoriais e campas simbólicas espalhadas um pouco por todo o campo.
Visitar este campo trouxe-me o mais devastador dos sentimentos, aliás foi o primeiro campo de concentração que visitei! Constrange-nos porque não é justo, porque não entendemos o porquê de tanta crueldade. Pessoas que deviam ter direito a viver e não o tiveram…
Famílias inteiras mortas, pessoas que tanto poderiam ter dado a este mundo! A Margot queria ser enfermeira, a Anne jornalista e escritora, tinham 19 e 15 anos quando morreram... Queriam apenas viver a vida, ser felizes, como todos nós ambicionamos…
Existem tantas outras histórias que possivelmente nunca chegaremos a conhecer, que aqui ficarão enterradas para sempre, neste local onde se ouve a dor ainda que calada…
Ficou lá uma parte de mim, a outra veio comigo para contar.
Etiquetas: 2008, Alemanha, Anne Frank, Campo de concentração Bergen-Belsen, Lohheide
Por Barbara 5 Viagem(s)